1ª PÁGINA, ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DOS ALUNOS, AULAS

sábado, 29 de junho de 2013

FAMÍLIA NA ESCOLA!

Hoje foi um dia importante para a equipe da Escola Ilka Maria. Mais uma ação do Projeto Família na Escola, desta vez uma parceria com a Igreja. Um dia de ação social com a comunidade. Vários serviços foram oferecidos como: consultas médicas, realização de preventivo, testes para identificação do Diabetes, orientações jurídicas, corte de cabelo, palestras, música e outros.

Comunidade chegando para o atendimento

O Projeto Família na escola prevê várias ações durante o ano, que tragam as famílias  para a convivência e  a resolução ou prevenção  de problemas junto com a escola. Uma delas, é o cuidado com a saúde. Para o atendimento contou-se com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde: médicos, enfermeiros e residentes.

Membros da equipe da Secretaria de Saúde

A equipe de professoras mesmo em greve, compareceu a escola para receber a comunidade e honrar com o compromisso que já fazia parte do calendário escolar. Aqui, pararam o trabalho para uma  pose para o blog.

Professoras da Escola Ilka Maria
 A comunidade ficou na escola até a tarde, as crianças participaram de atividades educativas e de lazer, enquanto seus pais visitavam as salas com diversas atividades. Uma deliciosa sopa foi servida no pátio ao meio dia.
Equipe da Igreja Assembléia de Deus,  nos preparativos para o almoço (sopa)
Atividades educativas
 Palestra sobre Alimentação Alternativa


Se desejar ver mais fotos, entre no link: ARQUIVO DE FOTOS, logo aí  em cima,  do lado direito!

Se você gostou, obrigada e volte sempre!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

TEATRO NA ESCOLA!

Numa segunda fase no Projeto de Leitura Lendo e Escrevendo na Escola, trabalhamos os tradicionais contos de fadas. Desenvolvendo uma sequência  de atividades do Sub Projeto Trilhas no Primeiro Ano, as crianças ouviram e leram com as professoras o conto Chapeuzinho Vermelho. Construiram suas versões, escreveram listas, bilhetes e ainda festejaram o aniversário da Chapeuzinho no Faz de Conta. Para aguçar ainda mais a fantasia das crianças a equipe de gestão trouxe a peça de teatro do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (SEME). Sucesso total!

Cena da Peça de Teatro Chapeuzinho Vermelho no pátio da Escola Ilka Maria

Estamos em preparação para o primeiro Sarau Literário do ano: O SARAU DOS AUTORES, que acontecerá em junho,  quando as turmas apresentarão no pátio seus autores e apresentarão as obras mais conhecidas de cada um. A apresentação do  teatro Chapeuzinho Vermelho vem reforçar o trabalho com as obras da literatura infantil e servir de modelo para as crianças que estarão também preparando seus ensaios teatrais.


 O contato com os atores, o cenário, a dramatização e a narração,  darão o norte para professores e alunos traçarem seus projetos de apresentação. 

Equipe de atores do Centro de Multimeios da SEME


Por ser uma escola de periferia nossa proposta é fazer a diferença na vida das crianças,  oportunizando-as viver experiências que fortaleçam os laços emocionais com a leitura e a escrita, possibilitando o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras,  pois sabemos ser o conhecimento um instrumento de cidadania e socialização.

Se você gostou, deixe seu comentário e volte sempre, estaremos esperando!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROERD 2013, EM ENCERRAMENTO!

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), em nossa Escola encerra dia 04 de Julho com a festa de Colação de Grau. O PROERD é o maior programa de combate às drogas do Brasil. Surgiu no Rio de Janeiro em 1992 e no Acre em 1999. Seu objetivo é ensinar e afastar as crianças das drogas. É formado pelo trio: Polícia Militar, Escola e Família. 

Soldado Vitor, instrutor do PROERD, turma do 5º Ano, Escola Ilka Maria 2013.
Em nossa escola o programa é bem acolhido pela comunidade, já que o mesmo se propõe a oferecer estratégias às crianças e adolescentes a resistirem as pressões do grupo para o uso e abuso de drogas e a prática da violência.




 Atendendo crianças entre 09 e 12 anos, a ação é preventiva, reduzindo os problemas com a droga, pois as pesquisas demonstram que as crianças que passam pelo PROERD, se mantém longe das drogas. A ação pedagógica se consolida trabalhando as bases da amizade, a tomada de decisão de forma confiante, a prática do teatro e a ação pessoal firme em dizer não às drogas!


Aprendemos que são fatores de risco para nossas crianças: a curiosidade, auto estima fragilizada, insegurança, pressão do grupo de amigos, conflitos na família, falta de carinho e diálogo.

Para livrar nossas  crianças devemos intensificar nossos cuidados com boas informações, fortalecimento da auto estima, projeto de vida definido, muito carinho, afeto, diálogo aberto e franco, principalmente na família. As dicas estão dadas, agora é só seguir!
  
Se você gostou, obrigada pela visita e volte sempre!