APOIO PEDAGÓGICO
O apoio pedagógico acontece com aulas planejadas para os alunos com dificuldades. A proposta prevê três dimensões das aulas de apoio. Essas iniciam logo após a 1ª avaliação diagnóstica do ano.
A Dimensão 1 é feita pela professora da sala de aula, as crianças geralmente trabalham em duplas e as intervenções são feitas diretamente na hora de resolver a atividade. Esse tipo de apoio inicia em abril e perdura por todo o ano.
Na dimensão 2, as aulas acontecem com os alunos em remanejamento com troca de professora. Em 2012, tivemos este tipo de trabalho. Em 2013, optamos por um remanejamento parcial em apenas dois ou três dias por semana e de acordo com o planejamento da rotina. Atualmente não estamos realizando em todas as turmas.
Na dimensão 3, o apoio acontece em horário alternativo com outra professora. Este tipo de apoio geralmente é viabililizado após o segundo semestre. Atualmente acontece através do PROJETO MAIS EDUCAÇÃO.
Se você gostou, volte outras vezes e obrigada!
![]() ATENDIMENTO INDIVIDUAL O atendimento individual este ano iniciou pela palestra da psicóloga da Programa Saúde na Escola, orientando e conversando com as famílias das crianças já em atendimento individualizado. Este acontece logo após uma triagem dos alunos no início do ano. Os alunos com laudo são atendidos na sala de recurso por uma profissional habilitada, em horário alternativo.
As crianças com problemas de aprendizagem, psicológicos ou emocionais, são encaminhadas à psicóloga que atende semanalmente na escola, para avaliação e encaminhamentos médicos necessários. A escola já contou também com atendimento médico pediátrico periódico e serviço odontológico extra escola.
Médico Pediatra: Dr. Sérgio Bousquet em consulta na escola Esses serviços são oferecidos uma a duas vezes por ano através do setor Saúde na Escola da Secretaria de Educação e objetiva ajudar na manutenção da saúde das crianças melhorando as condições físicas necessárias para uma boa aprendizagem. ![]()
FAZ DE CONTA DE LOJINHA
A lojinha de palavras é uma atividade organizada e realizada
pela professora Rosângela da turma do 2º Ano. Nessa atividade tudo funciona
como uma loja de verdade: tem dinheiro,
produtos para vender e trabalho para ganhar “dinheiro”.
Para ganhar o dinheiro tem que escrever corretamente as
palavras que a professora ditar. A atividade é individual. A cada palavra correta
uma nota e dependendo da dificuldade
para escrever um valor.
A professora é quem paga e recolhe as palavras escritas
pelos alunos. No final todos compram os produtos trazidos pela professora. Esta
atividade é feita no final da semana e
vale como avaliação.
Esta atividade faz parte dos trabalhos de APOIO PEDAGÓGICO. ![]() |
BINGO, UMA BOA AULA DE MATEMÁTICA |
O estudo da Matemática pode também ser diversão, quando se trás a vida real para dentro da escola. Se os alunos tem dificuldades para aprender a escrever a sequência numérica, a brincadeira do bingo pode ser uma estratégia para os alunos aprenderem a escrever os números e se divertirem ao mesmo tempo. Algumas cartelas, uma caixa de chocolate, uma roleta de bingo e pronto: A aula de Matemática vira uma diversão!
Alunos de 2013 |
Orientação aos alunos de como marcar na cartela. |
Concentração total dos alunos |
Bingo com alunos em 2011 |
Uma tabela grande para escrever e conferir os números, na parede! A atividade funciona como um ditado de números e ocorre sempre às sextas feiras, quando os alunos se mostram cansados da rotina diária. A metodologia pode também ser utilizada em aulas do apoio pedagógico para alunos do 3º, 4º e 5º Ano, na sala de aula. Muita animação!
O sorriso da vencedora! BINGO 2013. |
BINGO 2011 |

PESQUISA DE CAMPO
A Secretaria Municipal de Saúde (SENSA), através da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Escola Ilka Maria está desenvolvendo um trabalho de construção de conhecimentos sobre a Doença de Chagas, com as turmas de alunos do 4º e 5º Ano.
Clique na foto para ver em tamanho maior |
O trabalho tem como objetivo reduzir os casos da doença em Rio Branco, sensibilizando a comunidade para os cuidados, evitando assim a contaminação. A doença é transmitida pelas fezes do inseto conhecido como barbeiro, que habita em coqueiros, palheiras e bananeiras.
A grave doença não tem cura e o doente
tem que conviver com os cuidados médicos para o resto da vida, com muito sofrimento, pois o
alvo principal é o coração do paciente.
Palestrante da Vigilância mostrando aos alunos um coletador de barbeiro |
Além das palestras sobre a Doença de Chagas, os alunos também receberam orientações sobre a importância de conservar o meio ambiente, evitando o desmatamento, que provoca o deslocamento dos animais de seu habitat natural, fazendo com que esses insetos emigrem para as cidades.
Alunos observando habitah natural do barbeiro |
Para tornar o estudo mais interessante as turmas
fizeram na última sexta feira, uma pesquisa de campo para entrevistar familiares de um paciente que mora na comunidade e ver de perto essa realidade.
Entrevista realizada pelos alunos a família de um paciente |
Muita animação e cantoria |
As turmas em grupo, junto aos profissionais da SENSA e professores da escola, deixaram os livros e os muros da escola, para ver de perto os locais onde se aloja o barbeiro. E com certeza essa não foi uma aula qualquer. Ela envolveu muita animação e alegria e com certeza não será esquecida!
Após o estudo, os alunos farão sua produção intelectual em escrita de textos, desenhos e músicas que comporão um livro que será publicado. Cada aluno reproduzirá o conhecimento construido conforme seu talento.
Professora Maria de Lourdes e sua turma do 4º Ano |
Após o estudo, os alunos farão sua produção intelectual em escrita de textos, desenhos e músicas que comporão um livro que será publicado. Cada aluno reproduzirá o conhecimento construido conforme seu talento.
OBRIGADA PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!

AULA DE GEOGRAFIA
No segundo bimestre, após a Formação Continuada promovida pela SEME, resolvemos aplicar alguns conhecimentos construídos. Planejamos uma aula integrada de Geografia, Matemática e Ciências com o objetivo de explorar o espaço do bairro onde moram as crianças e construir conhecimentos a respeito da paisagem, higiene e da organização das quadras.
Observação da paisagem |
No planejamento, as professoras se mostraram um tanto receosas pois temiam pelas crianças no trânsito. Então decidi ir junto para encorajá-las. Observamos apenas algumas quadras, já que era pela primeira vez e não podíamos nos aventurar.
As crianças do 3º Ano A, se mostraram muito eufóricas com a novidade. Aproveitamos a oportunidade para ensiná-las a manuseiar a máquina fotográfica e fazer o registro da observação.
Registro fotográfico da paisagem |
As crianças foram orientadas a observarem a paisagem natural e a paisagem transformada pelo homem. A higiene das ruas, calçadas, o cuidado com o lixo pelos moradores. Como também, a forma de quadras da organização do espaço físico, as placas de orientações e o trajeto até a escola. Essas informações seriam transformadas em desenhos e pequenos textos individuais, de volta à sala, expostos em uma roda de conversa e no mural da sala.
As demais etapas aconteceram com leituras de textos para amplição dos conteúdos e elaboração de um texto coletivo para sintetizar os conhecimentos da turma em cada área do conhecimento.

muito legal
ResponderExcluirescola ika maria foi e e uma das melho monalice
ResponderExcluir