1ª PÁGINA, ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DOS ALUNOS, AULAS

PROJETOS II

Nesta página a ideia é divulgar os projetos da escola de forma mais detalhada, com ilustrações fotográficas no decorrer das ações. Infelizmente por causa de um vírus tivemos que refazer novamente a página dos projetos. Os projetos são: 

1. Projeto Lendo e Escrevendo na Escola;
2. Projeto Família e Escola;
3. Projeto Jardinagem, Flores e Sonhos;
4. Projeto Trânsito;
5. Projeto Consciência Negra;
6. Projeto Educação Emocional (5º Ano).

OBS. Todos os demais projetos se desenvolvem de 1º ao 5º Ano.


 Acompanhe aqui. ESTAMOS ATUALIZANDO.

PROJETO DE LEITURA - 10 EDIÇÃO

O Projeto de Leitura em 2016 está em sua 10ª edição. A cada ano ele é avaliado, modificado e ampliado. Este ano a novidade é a produção de autoria dos alunos no segundo semestre do ano. Alguns textos dos alunos encontram-se publicados neste blog na galeria dos alunos. No final do ano o projeto encerra com a Semana Literária quando os livros artesanais são apresentados à comunidade escolar pelas turmas.


PROFESSORAS VALCLÍCIA E SILVÂNIA

DETALHANDO O PROJETO:

O projeto denominado Lendo e Escrevendo na Escola foi implantado pelo diretor anterior o pedagogo Augusto Rosas e teve continuidade na gestão da psicopedagoga Jarcilene Castro. Coordenado pela pedagoga e orientadora educacional Maria José Oliveira. Tendo como coordenadora pedagógica a Pedagoga Rita de Cássia.
PROFESSORAS LUCINEIDE E ROSIMEIRE E EX DIRETOR AUGUSTO ROSAS

O trabalho é dividido em duas etapas: Leitura e Escrita.

No primeiro semestre a ampliação da leitura com  a pesquisa e conhecimento das principais obras dos autores literários selecionados. Cada sala adota um autor da literatura brasileira.  São 22 os autores do projeto. Este ano um autor internacional foi integrado a lista de autores estudados. Jeff Kinney, autor de Diário de um Banana. Nessa fase, várias atividades são realizadas para desenvolver o prazer de ler e a competência leitora.Tais como: cantinho da leitura, manuseio de livros, sacolinha viajante, roda de leitura, leitura programada, compartilhada, etc.


CONTAÇÃO  DE HISTÓRIA

EXPOSIÇÃO DE LIVROS ARTESANAIS DOS ANOS ANTERIORES
RODA DE LEITURA - 1º ANO
No segundo semestre inicia a produção do livro da turma a partir dos textos do autor da sala. Os textos são escritos pelos alunos, revisados com a professora e organizados em livros, artesanalmente confeccionados com ajuda da professora e profissionais da escola. No encerramento do projeto os livros são apresentados no pátio pelas crianças para toda a escola. A culminância geralmente acontece num SARAU LITERÁRIO no mês de novembro.


EXPOSIÇÃO LITERÁRIA - DIA DA FAMÍLIA 2016
Se você gostou volte sempre! 

PROJETO JARDINAGEM 2016

O Projeto Jardinagem neste ano está sendo desenvolvido com os alunos do Mais Educação. Com o objetivo de incentivar e resgatar o gosto pelos estudos, o jardim virou laboratório e nele as crianças estão observando, cuidando e descobrindo as necessidades das plantas. 


ALUNOS DO MAIS EDUCAÇÃO

MEDIÇÃO DO JARDIM COM FITA MÉTRICA

ATIVIDADE PRÁTICA NO JARDIM


Cada aluno adotou uma plantinha para cuidar e observar. É do jardim que sai os temas dos textos para leituras a das atividades para reforçar a alfabetização. Conhecer por exemplo, sobre o Ipê, uma das plantas ornamentais que teve várias mudas plantadas na área de recreação da escola está dando um novo significado as oficinas do Mais Educação.




PLANTIO DOS IPÊS





A parte prática é a observação, os cuidados e o cultivo ajudado pelas monitoras,  durante os horários das oficinas. As professoras do horário regular já estão notando resultados positivos no trabalho. O Projeto continua ainda por dois meses e até o final esperamos recuperar a qualidade dos conteúdos das disciplinas.

Se você gostou volte sempre! 

 PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA

Considerando que a família é o primeiro lugar onde acontece a socialização da criança e que o conhecimento adquirido em toda sua experiência familiar vem refletir de forma acentuada na escola , é necessário que escola e família tornem-se parceiras de caminhada com um objetivo único: O desenvolvimento pleno do aluno. Foi com esta reflexão que o Projeto Família na Escola foi elaborado, na intenção de incluir a família no processo ensino e aprendizagem como parceira e colaboradora. 



Dentre seus objetivos específicos pretende-se através de atividades diversas valorizar o diálogo, ressaltar a importância da afetividade, adotar atitudes de solidariedade, respeito e cooperação na família e na escola. Para tanto, a instituição optou por apoiar ações ou buscar parceiros que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças e de seus familiares.


CURSO DE CULINÁRIA PARA COMUNIDADE - PARCERIA INSTITUTO DOM MOACYR


Nos bimestres, as rotinas didáticas desenvolvem atividades pertinentes ao conhecimento das famílias, elaboradas coletivamente no planejamento horizontal semanal. Ao longo do ano, há promoção de palestras, reuniões, serviços e eventos, sempre buscando de forma integrada a participação efetiva de membros da família.


Se quiser saber sobre outras atividades da escola, visite o arquivo de fotos.




PROGRAMA PROERD

O Programa PROERD é um trabalho de prevenção da Polícia Militar do Estado do Acre, contra o uso de drogas. Na Escola Ilka Maria o programa acontece dentro do Projeto Família e Escola, no primeiro semestre, com os alunos do 5º Ano.

 Os pais são reunidos e a eles é apresentado o programa e todas as suas fases. Essa atividade tem dado muito certo. Esse ano de 2016 ele já aconteceu e os alunos já receberam seus certificados de que estão aptos a dizer NÃO as drogas, se necessário. 


Se você gostou volte sempre! Esta página está sendo atualizada.

PROJETO TRÂNSITO

O Projeto Trânsito é desenvolvido em todas as turmas durante o segundo semestre do ano. No ano de 2015, nossa escola foi campeã do estado. 



No ano anterior o trabalho foi realizado com as crianças do quarto ano de forma mais enfática. E com as demais turmas no período da Semana do Trânsito. O Tema central era o trânsito na cidade. 

Este ano a turma escolhida foi o primeiro ano e o tema foi O Trânsito na Escola. Essa seleção aconteceu porque as crianças se machucavam muito por correr demasiado. Então o projeto buscou alternativas para ajustar as brincadeiras das crianças ao pátio e corredores da escola orientando-as quanto as formas corretas de brincar e os locais mais apropriados para correr livremente.


Várias atividades foram realizadas: palestras, aulas com cartazes, gravação de vídeos mostrando o trânsito para crianças verem e discutirem o que estavam vendo; confecção de placas artesanais de trânsito e estudo de significado, dentre outras.

Se você gostou, volte sempre! Esta página está sendo atualizada.



PROJETO EDUCAÇÃO EMOCIONAL


O Projeto Educação Emocional surgiu da necessidade de trabalharmos as emoções conflituosas de nossos alunos pré adolescentes. Sabemos que os conflitos psicológicos dessa faixa etária, as frustrações amorosas e principalmente a gravidez na adolescência, é que gera consequências preocupantes nos dias de hoje. As famílias muitas vezes não  estão preparadas para lidarem com esta problemática que cerca nossos jovens, a partir de sua pré adolescência. Os pais se deparam com frequência com consequências que põem em risco o futuro, que em outra situação,  poderia  ser promissora para estes jovens. Pensando numa atitude preventiva que leve nossos alunos  debaterem sobre alternativas saudáveis para a dinâmica de suas vidas, foi elaborado  esse programa para ser desenvolvido com as turmas de 5º Ano, com o objetivo de exercitar a reflexão à cerca destas questões tão  presentes na vida de nossos alunos.  

 METODOLOGIA 
As atividades são  desenvolvidas  a partir de filmes,  onde o conteúdo emocional da obra cinematográfica é discutido e contextualizado com os alunos, fazendo-se a análise das emoções dos personagens comparando em seguida com a vida real. 

Fazem parte do trabalho as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte e  Ciências. Em Língua Portuguesa são desenvolvidas leitura de textos variados, produção de sinopse dos filmes, criação de poemas e resenhas. Em Ciências, estão sendo estudadas as questões das alterações físicas e psicológicas dos adolescentes e em Arte o estudo da arte contida no filme (ópera, poema, etc), para o desenvolvimento de  performances teatrais, dança,  desenho temático e pintura envolvendo as áreas do  conhecimento e os conteúdos dos filmes.




A escolha dos filmes foi baseada no interesse dos alunos, no conflito amoroso da obra e na linguagem cinematográfica. Após os filmes, iniciam as sessões de debates envolvendo discussões à cerca de amor, ódio, paixão, namoro, amizade, etc.  A seguir as pesquisas, leituras complementares, produção textual, ensaios, desenho, pintura e outras atividades. As produções são apresentadas às famílias nos  eventos da escola.

Se você gostou, volte sempre! Esta página está sendo atualizada.


PROJETO DE COMBATE A DENGUE

“Vamos acabar com a dengue antes que a dengue acabe com a gente”.

Justificativa:

    Tendo em vista a epidemia de Dengue que assola, periodicamente, o estado do Acre e outros estados brasileiros e a necessidade de esclarecimento para a população como um todo, torna-se de alta relevância a execução deste projeto para o combate à essa doença que tem se constituído em um dos mais graves problemas de saúde da atualidade.

Objetivo Geral: 

      Trabalhar junto a comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto a importância de prevenir a Dengue, pois esta é uma doença grave e que vem causando muitas internações e por vezes morte.




No geral o projeto acontece em todas as turmas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com atividades adaptadas ao nível da turma. Como estratégia,  a pesquisa, a leitura e a produção  são  fundamentais para  a realização  do projeto e o desenvolvimento das habilidades previstas, entre elas a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

LABORATÓRIO DA DENGUE
PREPARAÇÃO DE SEMINÁRIO



ilustração dos alunos

Se você gostou, volte outras vezes e deixe seu comentário! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, sua opinião é muito importante para nós! Volte outras vezes! Obrigada!