1ª PÁGINA, ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DOS ALUNOS, AULAS

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aula de Geografia

          No segundo bimestre, após a Formação Continuada promovida pela SEME, resolvemos aplicar alguns conhecimentos construídos. Planejamos uma aula integrada de Geografia, Matemática e Ciências com o objetivo de explorar o espaço do bairro onde moram as crianças e construir conhecimentos a respeito da paisagem,  higiene e da organização das quadras.


Observação da paisagem
 
          No planejamento,  as professoras se mostraram um tanto receosas pois temiam pelas crianças no trânsito. Então decidi ir junto para encorajá-las. Observamos apenas algumas quadras,  já que era pela primeira vez  e não podíamos nos aventurar.

          As crianças do 3º Ano A,  se mostraram muito eufóricas com a novidade. Aproveitamos a oportunidade para ensiná-las a manuseiar a máquina fotográfica e fazer o registro da observação.


Registro fotográfico da paisagem


      As crianças foram orientadas a observarem  a paisagem natural e a paisagem transformada pelo homem. A higiene das ruas, calçadas,  o cuidado com o lixo pelos moradores. Como também,  a forma de quadras da organização do espaço físico, as placas de orientações e o trajeto até  a escola. Essas informações seriam transformadas em desenhos e pequenos textos individuais,  de volta à sala, expostos em uma roda de conversa e no mural da sala.




Observação da paisagem natural
  





          As demais etapas aconteceram com leituras de textos para amplição dos conteúdos e  elaboração de   um texto coletivo  para sintetizar os conhecimentos da turma  em cada área do conhecimento.

Um comentário:

  1. eu quero parabeniza a maria jose pelo seu trabalho

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem, sua opinião é muito importante para nós! Volte outras vezes! Obrigada!