Após a pesquisa de campo e palestras realizada com os alunos, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, divulgada em postagem anterior, a professora Lourdes, do 4º Ano, propôs aos alunos a construção de um texto coletivo, onde a turma colocaria tudo que aprendeu com as aulas realizadas sobre o tema Doença de Chagas. Ela foi escriba e organizadora do texto no quadro. É claro que esse trabalho ainda terá outros desdobramentos para aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre produção textual. Eis o texto e algumas ilustrações feitas pelos alunos:
Doença de Chagas
A Doença de Chagas é transmitida pelo inseto conhecido como Barbeiro.
É adquirida através do cocô do inseto que ao picar uma pessoa, essa começa a coçar.
O Barbeiro é um animal de hábito noturno e para nos prevenir devemos dormir com
cortinados. Apagar as lâmpadas próximas as janelas e portas. Comer carnes bem cozidas. Lavar os coquinhos antes de botar na boca. Congelar o Assaí durante dois dias antes de consumi-lo.
Devido o grande desmatamento das florestas, os mosquitos e outros animais estão deixando seu habitat natural e migrando para as cidades.
Quando uma pessoa for picada pelo besouro não pode coçar, tem que lavar com alcool
ou água e sabão porque ao contrário será contaminada. A doença penetra pela conrrente sanguínea e chega ao coração causando seu crescimento.
Portanto, devemos ter bastante cuidado.
Texto registrado e ilustrado pela aluna Débora Rodrigues Figueiredo, 4º Ano A.
Desenho de Débora |
Desenho de Ágatha Oliveira |
Desenho de Steffanny Vitória |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem, sua opinião é muito importante para nós! Volte outras vezes! Obrigada!