1ª PÁGINA, ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DOS ALUNOS, AULAS

terça-feira, 23 de abril de 2013

BOAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS!

Nosso blog se propõe divulgar as boas práticas e não poderíamos deixar de publicar aqui neste espaço o evento do qual nossa escola participou hoje pela manhã no auditório da SEE, junto com outras escolas da SEE e SEME. 


Na oportunidade as escolas apresentaram seus projetos, ilustrando com apresentações de teatro, poemas, coreografias e demais atividades propícias para a ocasião.



ESCOLA JOSÉ AUGUSTO


ESCOLA ÁLVARO ROCHA

A Escola Ilka Maria foi convidada a apresentar o blog da escola, como trabalho de referência e instrumento de leitura da comunidade leitora. Como ação do PDE, o blog  se coloca a serviço da Proposta Pedagógica da Escola,  na divulgação de seu carro chefe,  o Projeto de Leitura e Escrita, que se propõe a construir uma comunidade de leitores. Para ilustrar apresentamos nossas alunas do 3º Ano com as obras dos escritores Vinícius de Moraes e Cecília Meireles, autores trabalhados com os alunos.

GAROTA DE IPANEMA INTERPRETA POR KAREN E NAIANE

POEMA REPRESENTADO POR MARIA ANTÔNIA E LARISSA
 

A BAILARINA, POEMA DE CECÍLIA MEIRELES


Agradecemos a oportunidade e cumprimentamos as outras escolas parceiras nesta apresentação. Mais detalhes apresentaremos no arquivo de fotos, no sábado. Até lá e volte sempre!

sábado, 20 de abril de 2013

DIA DO LIVRO!



18 de Abril, Dia do Livro não poderia passar em branco na Escola Ilka Maria. O Projeto Pedagógico com o compromisso com o desenvolvimento da leitura das crianças,  nos impulsionou a fazer desse dia,  uma aula diferente.

Uma exposição dos livros produzidos pelas turmas em 2012 foi montada no pátio para que os alunos das novas turmas pudessem manuseiar e conhece e assim suscitar novas idéias para a produção 2013.


FUNCIONÁRIA DO  APOIO CONHECENDO OS LIVROS DAS CRIANÇAS DE 2012.


A Roda de leitura é uma das ações do projeto e é atividade permanente e semanal de  uma hora,  em nossa rotina. A mesma acontece na sala de aula, no pátio ou em outro espaço da escola.

NO GRANDE PAINEL FOTOS DE CRIANÇAS LENDO PARA O INCENTIVO À LEITURA


Uma grande Roda de Leitores foi organizada no pátio para que as turmas fizessem a indicação literária de um livro para os demais. 

ALUNA DO 4º ANO LENDO PARA COLEGAS
 
PROFESSORA FABRÍCIA  FAZENDO INDICAÇÃO LITERÁRIA
O projeto ainda tem muitas outras ações este ano, você pode acompanhar muito de perto aqui no blog. 

Se você gostou, obrigada,volte sempre!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

LANÇADO O PROJETO DE LEITURA 2013!

Em 05 de Abril, foi lançado o Projeto de  Leitura e Escrita na Escola Ilka Maria, em sua sétima edição. O Momento Cultural que aconteceu durante uma hora e meia, pela manhã e tarde, marcou o início do projeto com apresentação de teatro, música, poema e muita animação.

Gestora Cila e Coordenadora Pedag. Rita de Cássia

Muita expectativa em relação as atividades neste ano,  pois a cada edição a equipe de professores vai remodelando os trabalhos. O evento desta sexta feira apresentou  alguns dos destaques de 2012, para relembrar e contagiar a todos para  novas possibilidades.

Alunas do 3º Ano 2013.

Um dos trabalhos resgatado do ano anterior foi o reapresentação do poema A Bailarina, de  Cecília Meireles. Outro destaque,  foi a apresentação da Música Garota de Ipanema,  resultado do trabalho da turma do 2º Ano com as obras de Vinícius de Moraes. A música foi  muito bem interpretada pela aluna Naiane (foto abaixo).

Figurino Anos 60,  alunas do 3º Ano 2013,  Karem e Naiane.

Uma novidade do projeto é que este ano novos autores foram incluidos  para o trabalho com os alunos, Ricardo Azevedo e  Toquinho. Em 2012, foram incluidos Eva Furnari e Tatiana Belinki. À medida que o Projeto avança os professores adquirem mais experiência e  se arriscam a conhecer  novos autores.

Professoras Lúcia Ferreira, Lúcia Lima e Gestora Cila,  na animação do evento


Entusiasmo na citação dos autores

Apresentação da Flor do Mamulengo



 
 A equipe fez um Programa de Rádio ao vivo, com sonoplastia e tudo mais. O Evento de hoje não foi uma festa qualquer, mas uma demonstração  de que podemos fazer a  diferença na vida escolar das crianças, quando isto faz parte do desejo da equipe e existe compromisso. Podemos dizer que a educação pode ser uma grande aventura, onde  existem muitas possibilidades e  todos podem  aprender e se divertir. 

QUEM QUISER VER MAIS DETALHES ACESSE O ARQUIVO DE FOTOS!

Se você gostou, obrigada pela visita e volte sempre que desejar!