1ª PÁGINA, ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DOS ALUNOS, AULAS

sábado, 26 de novembro de 2011

Consciência Negra

        Estamos realizando nesse mês de novembro uma sequência de atividades com  a intenção de intensificar o respeito e a valorização pela raça afro descendente.
       Utilizamos para tanto,  entre outros materiais,  leituras e interpretação de histórias, lendas, vídeos e  contos com a temática africana.
      O conto Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado,  um sucesso sempre garantido entre as crianças.  Fragmentos desse texto,   estão sendo  utilizados como material de alfabetização. Estamos  estudando a culinária e a cultura que herdamos dos negros, originada ainda na época de escravidão, com um destaque para a História da Capoeira, símbolo de resistência da cultura afro.

Roda de Capoeira - Esc. Ilka Maria
       Consideramos esse momento como histórico e respeitoso a um  povo,  a quem o mundo deve uma série de correções de injustiças e maus tratos, menos intensificados,  digamos assim,  após a libertação da escravatura. É um trabalho de formação de uma nova consciência e de cidadania.

Grupo Acre Capoeira

      Ilustramos  nossa sequência com uma Roda de Capoeira no pátio da escola, com a participação de alguns de nossos alunos capoeiristas.


        Agradecemos a visita,  volte sempre!