1ª PÁGINA, ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DOS ALUNOS, AULAS

sexta-feira, 1 de julho de 2011

VI SEMANA DA LEITURA

                       Ler é Descobrir o Mundo!

                      Um projeto de incentivo à leitura por prazer é um conjunto de ações que apoiam a Escola Ilka Maria na democratização do acesso ao mundo da leitura. Isso significa possibilitar a interação com a cultura escrita por parte dos professores, dos alunos e da comunidade escolar. Essa semana concluimos a primeira parte desse projeto denominado Lendo e Escrevendo na Escola, com o evento VI Semana da Leitura - Ler é Descobrir o Mundo!  O trabalho envolveu toda a comunidade desde o mês de abril e culminou nas atividades de encerramento do semestre.


                     Tendo como objetivo maior ampliar o repertório de leitura das crianças e desenvolver o prazer pela leitura, o projeto teve a adesão total  do grupo de professores. Cada turma adotou um autor para estudar: Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Rute Rocha, Cecília Meireles, Sylvia Orthof, Vinícius de Morais, Sonia Junqueira e  Lígia Bojunga.  No primeiro momento as crianças estudaram as biografias dos autores e  as  obras que dispunhamos na escola e prepararam suas apresentações. Rodas de leitura com obras de outros autores  no pátio e nas salas de aula  complementaram as atividades do projeto.


Turma da Professora Lúcia - 1º Ano C



                     Nos dias que antecederam a Semana de Leitura foi uma grande trabalheira todos foram envolvidos. Montamos uma tenda da leitura,  pesquisamos e  providenciamos material complementar (músicas, figurino, etc). Mas no final deu tudo certo.   As crianças se encantaram com a tenda e mesmo no horário de intervalo queriam continuar envoltas com os livros de literatura infantil.

                     As atividades no pátio durante uma semana distribuidas entre as turmas, deram conta da apresentação dos autores, indicação literária, apresentação das obras em forma de teatro, leitura, coreografias e dramatizações. Foi uma grande festa literária!

Apresentação da obra O Menino Maluquinho

Turma da Professora Kátia Nute - 1º Ano B
 Os professores ficaram orgulhosos das performances de
seus alunos. No segundo semestre,  a intenção é trabalhar com a reprodução de  histórias lidas,  produção de outras versões de histórias pelas crianças e de fichas de indicação literária.