1ª PÁGINA, ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DOS ALUNOS, AULAS

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aula de Geografia

          No segundo bimestre, após a Formação Continuada promovida pela SEME, resolvemos aplicar alguns conhecimentos construídos. Planejamos uma aula integrada de Geografia, Matemática e Ciências com o objetivo de explorar o espaço do bairro onde moram as crianças e construir conhecimentos a respeito da paisagem,  higiene e da organização das quadras.


Observação da paisagem
 
          No planejamento,  as professoras se mostraram um tanto receosas pois temiam pelas crianças no trânsito. Então decidi ir junto para encorajá-las. Observamos apenas algumas quadras,  já que era pela primeira vez  e não podíamos nos aventurar.

          As crianças do 3º Ano A,  se mostraram muito eufóricas com a novidade. Aproveitamos a oportunidade para ensiná-las a manuseiar a máquina fotográfica e fazer o registro da observação.


Registro fotográfico da paisagem


      As crianças foram orientadas a observarem  a paisagem natural e a paisagem transformada pelo homem. A higiene das ruas, calçadas,  o cuidado com o lixo pelos moradores. Como também,  a forma de quadras da organização do espaço físico, as placas de orientações e o trajeto até  a escola. Essas informações seriam transformadas em desenhos e pequenos textos individuais,  de volta à sala, expostos em uma roda de conversa e no mural da sala.




Observação da paisagem natural
  





          As demais etapas aconteceram com leituras de textos para amplição dos conteúdos e  elaboração de   um texto coletivo  para sintetizar os conhecimentos da turma  em cada área do conhecimento.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Curso de Informática

          Terminou dia 02/06/2011,  a segunda etapa do Curso Básico de apoio às atividades do laboratório de informática. Participaram dessa etapa somente alguns professores e funcionários. Foi uma semana pertinho dos computadores.

Funcionárias da secretaria da escola em curso


          A ação  faz parte do Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo, através da Secretaria de Educação à Distancia - Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). O  curso que acontecerá em etapas,  integra a Formação Continuada na Escola Ilka Maria para implementação do uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola. Como conteúdo recebemos orientações sobre edição de textos, construção de tabelas, programas, jogos e internet.


Funcionárias e Prof. de Informática
 

         Na nossa escola o uso das TICs também já foi iniciado com os alunos. A Rotina Semanal compõe uma hora de aula no laboratório, onde as crianças manuseiam o computador e realizam atividades como edição de textos, jogos e vídeos infantis, através do Portal do Professor, da TV escola.



Alunos do 2º Ano
 















       A  intenção da escola é aproximar o corpo discente, docente e funcionários,  do acesso ao conteúdo positivo do  mundo digital. Estimular a aprendizagem dos alunos com aulas mais dinâmicas e  principalmente,  contribuir para os primeiros passos de nossa clientela  no mundo da comunicação.