No segundo bimestre, após a Formação Continuada promovida pela SEME, resolvemos aplicar alguns conhecimentos construídos. Planejamos uma aula integrada de Geografia, Matemática e Ciências com o objetivo de explorar o espaço do bairro onde moram as crianças e construir conhecimentos a respeito da paisagem, higiene e da organização das quadras.
Observação da paisagem |
No planejamento, as professoras se mostraram um tanto receosas pois temiam pelas crianças no trânsito. Então decidi ir junto para encorajá-las. Observamos apenas algumas quadras, já que era pela primeira vez e não podíamos nos aventurar.
As crianças do 3º Ano A, se mostraram muito eufóricas com a novidade. Aproveitamos a oportunidade para ensiná-las a manuseiar a máquina fotográfica e fazer o registro da observação.
Registro fotográfico da paisagem |
As crianças foram orientadas a observarem a paisagem natural e a paisagem transformada pelo homem. A higiene das ruas, calçadas, o cuidado com o lixo pelos moradores. Como também, a forma de quadras da organização do espaço físico, as placas de orientações e o trajeto até a escola. Essas informações seriam transformadas em desenhos e pequenos textos individuais, de volta à sala, expostos em uma roda de conversa e no mural da sala.
As demais etapas aconteceram com leituras de textos para amplição dos conteúdos e elaboração de um texto coletivo para sintetizar os conhecimentos da turma em cada área do conhecimento.